Veja os cuidados com a intolerância à lactose

Dados do Ministério da Saúde indicam que 70% dos brasileiros adultos sofrem de intolerância à lactose em algum grau. Muitas das vezes imaginamos que isso é algo que surgiu a pouco tempo, mais, na verdade, está impressão se da ao fato de o diagnóstico ser recente, até os anos 1990, não havia exame de sangue ou teste respiratório para determinar o que causava os incômodos.

Principais dicas para intolerância à lactose

Consumir o leite em temperatura ambiente ou morno

A temperatura é bastante importante, quanto mais frio o leite para chegar ao intestino grosso, menos tempo será gasto para quebrar e decompor a lactose.

Optar pelo consumo de leites integrais ou zero lactose

Os leites integrais são melhores que os semidesnatados e que os desnatados porque a gordura do leite integral força um processamento mais lento do início do sistema digestivo.

Ingerir pães e cereais junto com o leite

A digestão em conjunto com carboidratos e fibras desses alimentos também estimulam um trabalho mais lento do sistema digestivo, auxiliando no processamento da lactose.

Compensar a ingestão de cálcio

Pessoas que possuem intolerância à lactose e precisam diminuir o consumo de leite e derivados, devem ficar atentos sobre os níveis de cálcio no organismo, já que esses alimentos são as principais fontes de cálcio no organismo.

Se você busca alternativas para estas fontes, os vegetais podem ser uma boa (brócolis e espinafre, por exemplo), não só os vegetais mais também, sardinha, aveia e sementes de gergelim e de linhaça podem te ajudar a ser uma nova fonte de cálcio.

Você também pode gostar

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.