Perda de apetite – Causas e tratamentos

Perda de apetite – Causas e tratamentos

O apetite reduzido, também conhecido como perda de apetite ou anorexia, é um sintoma apresentado por doenças físicas ou por condições psicológicas. O sintoma envolve a falta de vontade de comer, ainda que o corpo exija os nutrientes obtidos a partir da alimentação

O apetite reduzido, também conhecido como perda de apetite ou anorexia, é um sintoma apresentado por doenças físicas ou por condições psicológicas. O sintoma envolve a falta de vontade de comer, ainda que o corpo exija os nutrientes obtidos a partir da alimentação.

Causas comuns do apetite reduzido

  • Condições psicológicas (como ansiedade, estresse, depressão, entre outros)
  • Doenças como anorexia nervosa ou bulimia
  • HIV
  • Efeitos colaterais de alguns medicamentos
  • Problemas nos rins ou no fígado
  • Infecções virais ou bacterianas
  • Hepatite
  • Distúrbios da tireoide
  • Alimentação desregulada (comer em horários diferentes e com longos períodos entre cada refeição)
  • Gripe, entre outras.

A falta de apetite deve ser tratada com seriedade, pois além de estar ligada a outras patologias – que devem ser tratadas o quanto antes –, também pode trazer sérios riscos à saúde, como desnutrição, perda significativa de peso, perda de resistência, baixa imunidade, perda de nutrientes e anemia.

Tratamento para perda de apetite
Por ser um sintoma presente em diversos tipos de complicações físicas e psicológicas, o apetite reduzido costuma ser tratado de diferentes formas. Para cada caso os médicos receitam um procedimento diferente, seja com a prática de exercícios físicos, com estimulantes de apetite, com o incentivo a diversas refeições em pequenas porções ou com dietas especiais.
Em casos mais graves, podem ser receitados suplementos ou cápsulas com nutrientes que possam restituir o sistema imunológico e os nutrientes do corpo.

Quando procurar um médico
Se você tiver qualquer alteração na sua rotina diária em relação à alimentação (como falta de apetite em horários que costumava fazer alguma refeição), procure um médico para garantir que isso não se torne um problema maior, evitando um tratamento muito intenso.

Se o seu médico te indicar um estimulante de apetite, conte com o Beritin BC – um produto feito pela VITAMEDIC pensando na sua saúde e no seu bem estar. O Beritin BC, além de auxiliar no controle do apetite, também age como preventivo nas deficiências do complexo B e vitamina C.

Você também pode gostar

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.