Torcicolo – Entenda mais

Torcicolo, aquela dor localizada no pescoço que tanto nos incomoda, saiba que existe vários tipos de torcicolos e maneiras de aliviar a dor. Veja as causas e dicas para aliviar essa tensão.

O que causa torcicolo?

Quem nunca acordou com aquele incômodo no pescoço, sim, a causa pode ser torcicolo, que também pode surgir em alguns casos:

  • Problemas congênitos: como, por exemplo, quando o bebê nasce com torcicolo congênito, sendo necessário tratamento, algumas vezes de necessidade cirúrgica;
  • Traumatismos: algum traumatismo, envolvendo a cabeça e o pescoço;
  • Alteração da coluna: hérnia de disco, escoliose, alteração das vértebras C1 2 C2, no pescoço;
  • Presença de abscesso: na região da boca, cabeça ou pescoço;
  • Parkinson: onde a musculatura fica mais propensa aos espasmos musculares.

Como aliviar a dor

Para aliviar o torcicolo, e conseguir movimentar a cabeça, devemos combater a contração involuntária dos músculos do pescoço;

Veja algumas dicas:

Inclinar o corpo para frente: afastar as pernas e inclinar o corpo para frente, deixando a cabeça “pendurada”. O objetivo é que a cabeça e os braços fiquem bem soltos, e deve-se ficar nessa posição durante cerca de 2 minutos. Isso irá fazer com que o peso da cabeça, imagine como se fosse um pêndulo, isso irá aumentar o espaço entre as vértebras cervicais e diminuir o espasmo do músculo do pescoço.

Pressione os músculos: uma técnica que pode ser usada é pressionar os músculos com o polegar a parte do meio do local dolorido durante aproximadamente 30 segundos. Durante esse período pode-se estar de pé ou sentado com a cabeça virada para frente.

Fisioterapia: alongar o pescoço pode ser essencial, para conseguir fazer isso, você pode usar uma técnica chamada de energia muscular. Isso consiste em colocar a mão (do lado em que está o torcicolo) na cabeça e fazer força (leve) empurrando a cabeça contra a mão. Repita esse exercício mais 4 vezes. Aos poucos a amplitude de movimento irá aumentar.

Massagem e compressa: massagear o pescoço usando óleo de amêndoa doce ou creme hidratante, também é uma forma de diminuir a dor e desconforto. Deve ser realizado nos ombros, pescoço, nuca e cabeça, entretanto só deve ser realizada na parte final do tratamento, após realizado as técnicas anteriormente indicadas.

Evite massagear de maneira muito forte, mas pressione um pouco a palma da mão nos músculos do pescoço, no sentido dos ombros e em direção às orelhas.

Referências: https://bit.ly/3yLOKfB – https://bit.ly/3hq8bod

Você também pode gostar

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.