Tipos de intolerância a lactose

A intolerância a lactose geralmente é causada pela deficiência de uma enzima no organismo, chamada lactase. Os sintomas comuns podem incluir cólicas abdominais, distensão abdominal e diarreia. Mas, existem vários tipos de intolerância à lactose, conheça alguns deles.

Deficiência congênita da enzima

Se trata de um defeito genético raro, onde alguns recém-nascidos, principalmente prematuros, nascem sem a capacidade de produzir lactose. Tornando neste caso a intolerância à lactose permanente.

Diminuição enzimática secundária a doenças intestinais

Bastante comum no primeiro ano de vida. Surge na criança uma deficiência temporária da enzima, devido à morte das células da mucosa intestinal, sendo as responsáveis pela produção da lactase, principalmente quando há diarreia persistente.

O indivíduo fica com deficiência temporária até que essas células sejam repostas. Não existe um determinado tempo para isso ocorrer, pois, varia da resposta de cada organismo.

Deficiência primária ou ontogenética

Sendo o tipo de intolerância mais comum entre a população, pode surgir no decorrer da vida, existe a tendência natural à diminuição da produção da lactase, em qualquer adulto, sem uma estimativa de data exata para estar sujeito.

Percebendo que os sintomas (dor abdominal, náusea, gases, diarreia e cólicas) após ingerir laticínios, a pessoa deve procurar um gastroenterologista. Apesar da intolerância não causar riscos de vida, a sensação é de um desconforto intenso.

Você também pode gostar

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.