Problemas nas articulações? Veja causas e tratamentos

Doenças articulares prejudicam bastante a qualidade de vida. Afinal, a articulação comprometida atrapalha o movimento do corpo e não funciona como deveria. Existem algumas patologias que podem afetar as articulações. Até mesmo causas naturais como o desgaste com o passar dos anos pode se tornar um problema, se não houver cuidado. Confira as principais doenças e como preveni-las e tratá-las:

Artrose

A artrose é muito confundida com a artrite, mas não se trata da mesma condição. A artrose é mais comum em idosos, devido o desgaste natural que ocorre nas articulações com o passar do tempo. Os principais sinais e sintomas podem ser estalos e as deformidades articulares, também a dor.

O tratamento pode variar de acordo com o grau de comprometimento causado pela doenças.

  • Analgésicos e anti-inflamatórios;
  • Fisioterapia (acupuntura, hidroterapia e outros);
  • Exercício físico;
  • Perda de peso (em caso de artrose decorrente da obesidade).

Artrite

É um termo generalizado para qualquer tipo de processo inflamatório que acometa as articulações. A Artrite pode atingir qualquer parte do corpo, mas é bastante comum nas extremidades (a exemplo das mãos).

O tratamento é bem parecido com o dar artrose: medicamentos, fisioterapia, perda de peso e outros, mas é preciso entender a causa do problema para iniciar o tratamento.

Por exemplo: a artrite pode ser causada por uma doença autoimune (quando o próprio corpo ataca as articulações).

Reumatismo

O reumatismo também engloba um grande grupo de doenças, como lúpus, artrite reumatoide, tendinites, fibromialgia e outras. Atualmente, segundo o Ministério da Saúde, mais de 12 milhões de brasileiros apresentam a doença.

O tratamento pode ser variado, e escolhidos de acordo com a doença e o grau de evolução apresentado. Alguns medicamentos como cortisona e anti-inflamatórios são comuns. Já o tratamento com fisioterapia, exercícios físicos e outros também são indicados.

Artrite séptica

É um tipo de artrite que um agente infeccioso invade as articulações, o que dá início a um processo infeccioso e produção de pus nas articulações. Principais sintomas.

> Vermelhidão;

> Articulações com temperatura acima do restante do corpo;

> Redução dos movimentos, devido à dor e à formação de edema;

Para o tratamento, pode ser indicado antibióticos e anti-inflamatórios. Em alguns casos pode ser necessário o uso de medicação pelo resto da vida.

Febre reumática

Uma doenças inflamatória que atinge as articulações e partes moles, como cérebro, coração e pele. Surgi em crianças e adolescentes entre 5 e 15 anos de idade.

O tratamento envolve o uso de antibióticos e anti-inflamatórios. Em alguns casos é necessário o uso pelo resto da vida.

Orientações

Existem também outras doenças articulares, mas essas são as principais. Caso você sinta dores, incômodos ou dificuldades de movimentação, não demore e procure uma avaliação médica.

Você também pode gostar

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.