5 fatos que você precisa saber sobre o colesterol

O colesterol é um tipo de gordura (lipídio) produzido pelo nosso próprio corpo, presente nas nossas células e na nossa corrente sanguínea. Por auxiliar na produção de hormônio e de vitamina D, o colesterol é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo. Porém, seus níveis devem ser cautelosamente controlados, a fim de reduzir os riscos de doenças cardiovasculares como o derrame.

O colesterol é um tipo de gordura (lipídio) produzido pelo nosso próprio corpo, presente nas nossas células e na nossa corrente sanguínea. Por auxiliar na produção de hormônio e de vitamina D, o colesterol é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo. Porém, seus níveis devem ser cautelosamente controlados, a fim de reduzir os riscos de doenças cardiovasculares como o derrame.

Para manter os níveis de colesterol regulados, é necessário ingerir pouca gordura e fazer exercícios físicos regularmente.

Nosso organismo tem dois tipos diferentes de colesterol

  • LDL: conhecido como “colesterol ruim”, pois em excesso pode entupir as artérias.
  • HDL: “colesterol bom”, responsável por tirar o excesso de colesterol das artérias, impedindo o entupimento e diminuindo a formação da placa de gordura.

Colesterol – Fatores de risco
Um dos fatores mais comuns de aumento do colesterol é a dieta rica em gordura (principalmente a saturada). Alguns alimentos que apresentam grande quantidade de gordura são:

  • Óleos
  • Leite integral
  • Ovo
  • Carne vermelha
  • Manteiga

Uma dica muito comum é substituir as gorduras saturadas pelas insaturadas, ou seja, consumir mais alimentos de origem vegetal do que de origem animal. As gorduras insaturadas são importantíssimas para o equilíbrio do organismo, mas não são produzidas pelo próprio corpo.

Veja 5 fatos interessantes sobre o colesterol

  1. Em alguns casos, o “colesterol bom” pode ser ruim
    Uma descoberta publicada na revista Science indicou uma rara mutação genética que faz com que o HDL aumente os riscos de ataque cardíaco nas pessoas que sofrem dessa mutação.
    Saiba mais sobre o estudo na matéria publicada pelo G1:
    http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/03/cientistas-descobrem-que-colesterol-bom-pode-algumas-vezes-ser-ruim.html
  2. O colesterol é insolúvel na água e no sangue
    O colesterol é transportado pela corrente sanguínea, fazendo conexões com dois tipos de lipoproteínas: as de baixa densidade, LDL (Low Density Lipoproteins, em inglês), e as de alta densidade, HDL (High Density Lipoproteins).
  3. Você consome muito mais colesterol do que imaginava
    A alimentação é diretamente ligada ao equilíbrio da quantidade de gordura no nosso corpo. Por isso, além de praticar atividades físicas, manter uma vida saudável é crucial para manter os níveis de LDL e HDL na média.
    Alimentos como ovo, bacon, carne vermelha, torresmo, manteiga, fritura, salame, linguiça e creme de leite possuem uma quantidade extremamente alta de colesterol. Por isso, além de evitá-los, procure consumir mais fibras e alimentos ricos em ômega 3.
    Você pode comer: queijo branco fresco, leite e iogurte desnatados, bolachas de água e sal, macarrão, carnes magras, peixes, dentre muitos outros alimentos que não possuem gorduras saturadas.
  4. O aumento no nível de colesterol no sangue não costuma apresentar sintomas
    O nível alto de colesterol só apresenta sintomas quando alguma doença é desenvolvida (como aumento do fígado, por exemplo). Caso contrário, só temos essa informação ao fazer algum exame de sangue – por isso é indicado que todos façam uma visita periódica ao médico para exames de rotina.
  5. O equilíbrio do colesterol não está ligado apenas ao estilo de vida
    Pois é, apesar de conseguirmos controlar um pouco os níveis de colesterol com alimentação saudável e prática de exercícios físicos, em alguns casos isso foge do nosso controle.

A alteração do colesterol está ligada também à genética (fator que pode influenciar na alta ou baixa dos níveis) e a doenças, como hipotireoidismo, diabetes e doenças nos rins.

Achou interessante? Compartilhe com os seus amigos!

Você também pode gostar

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.